Pedido de reconhecimentos do Estado palestino será analisado rapidamente pela ONU, diz porta-voz

23/09/2011 - 16h04

Da Agência Lusa

Brasília - O pedido de adesão do Estado da Palestina à Organização das Nações Unidas (ONU) será examinado "rapidamente" e transmitido ao Conselho de Segurança, garantiu hoje (23) o porta-voz das Nações Unidas, Martin Nesirky. "Depois de receber a carta, o processo de apreciação do pedido no secretariado da ONU será rápido e seguirá para o presidente do Conselho de Segurança e para o presidente da Assembleia Geral", disse Nesirsky aos jornalistas.

O secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, deverá transmitir ainda hoje o pedido à missão do Líbano, que exerce este mês a presidência rotativa do Conselho de Segurança, segundo indicou fonte das Nações Unidas citada pela agência francesa France Presse.

O presidente da Autoridade Nacional Palestina, Mahmud Abbas, entregou hoje o pedido de adesão de um Estado da Palestina às Nações Unidas como membro de pleno direito.

Os Estados Unidos, um dos cinco países com direito de veto no Conselho de Segurança, já anunciaram que vão travar a iniciativa palestina e exortaram Abbas a retomar as negociações diretas com Israel.

As negociações estão bloqueadas há um ano devido à recusa de Israel de suspender a ampliação dos assentamentos judeus na Cisjordânia e em Jerusalém Oriental, uma condição imposta pelos palestinos para voltar ao diálogo.

O primeiro ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, propôs, durante o discurso nas Nações Unidas, um encontro com os palestinos, ainda hoje, na sede da ONU.