Bovespa opera em queda seguindo pessimismo do mercado externo

22/09/2011 - 12h57

Marli Moreira e Renata Giraldi
Repórteres da Agência Brasil

 

São Paulo e Brasília – Os negócios na Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa) abriram hoje (22) em queda de 0,20% com o Ibovespa em 55.870 pontos, seguindo o pessimismo dos demais mercados do mundo. Às 11h15, o Ibovespa, que concentra os principais papéis do mercado brasileiro, operava com recuo de 3,21% e 54.185 pontos. Já às 11h25 atingia 2,92% negativo e 54.347 pontos.

Para analistas do mercado financeiro, o que ocorre no Brasil é efeito dos impactos dos mercados financeiros na Europa e na Ásia. O dia foi de queda nas bolsas de valores européias e asiáticas.

A insegurança no mercado financeiro nacional e internacional é causada pelo clima de incerteza nas  negociações sobre as dívidas da Grécia e outros países da zona do euro. Segundo analistas, as medidas em articulação são insuficientes para tranquilizar os investidores.

Os analistas também avaliam que as medidas adotadas pelo Banco Central dos Estados Unidos (o Federal Reserve, Fed) não foram suficientes porque se limitaram à substituição da dívida de curto prazo para longo prazo, em vez de promover um programa de recompra de títulos do Tesouro Federal norte-americano.

 

Edição: Lílian Beraldo