Tropa de Elite 2 é o indicado brasileiro na disputa por uma vaga ao Oscar

20/09/2011 - 12h27

Thais Leitão
Repórter da Agência Brasil

Rio de Janeiro - O filme Tropa de Elite 2, de José Padilha, é a produção que vai representar o Brasil na disputa por uma das cinco vagas reservadas para concorrer ao prêmio de Melhor Filme Estrangeiro na festa do Oscar 2012 – 84ª Premiação Anual, promovida pela Academy of Motion Pictures Arts and Sciences. O anúncio foi feito hoje (20), no Rio de Janeiro.

A escolha foi feita pela Comissão Especial de Seleção, que se reuniu na manhã desta terça-feira, durante cerca de uma hora, a portas fechadas, no Palácio Capanema, na capital fluminense. Tropa de Elite 2 venceu a disputa por unanimidade. O filme, que é líder de bilheteria, tendo levado mais de 11 milhões de pessoas aos cinemas, vai enfrentar produções de cerca de 60 países.

Ao todo, a Secretaria do Audiovisual do Ministério da Cultura recebeu 15 inscrições de longas-metragens interessados em concorrer à premiação.

As demais produções brasileiras inscritas foram: A Antropóloga, de Zeca Nunes Pires; As Mães de Chico Xavier, de Glauber Filho e Halder Gomes; Assalto ao Banco Central, de Marcos Paulo; Bruna Surfistinha, de Marcus Baldini; Estamos Juntos, de Toni Venturi; Família Vende Tudo, de Alain Fresnot; Federal, de Erik de Castro; Vips, de Toniko Melo; Histórias Reais de um Mentiroso Vips, de Mariana Caltabiano; Lope, de Andrucha Waddington; Malu de Bicicleta, de Flávio Ramos Tambellini; Mulatas! Um Tufão nos Quadris, de Walmor Pamplona; Quebrando o Tabu, de Fernando Grostein Andrade; e Trabalhar Cansa, de Juliana Rojas e Marco Dutra.

A Comissão Especial de Seleção é formada pela secretária do Audiovisual do Ministério da Cultura, Ana Paula Dourado Santana; pelo presidente da Associação Brasileira de Cinematografia, Carlos Eduardo Carvalho Pacheco; pelo ministro do Departamento Cultural do Itamaraty, George Torquato Firmeza; e pelos representantes da Academia Brasileira de Cinema, Jorge Humberto de Freitas Peregrino, Nelson Hoineff, Roberto Farias e Silvia Maria Sachs Rabello.

De acordo com o Peregrino, trata-se de um filme “fora da curva”. “Tropa de Elite 2 é tecnicamente muito benfeito, tem uma senhora direção e fotografia brilhante. Além de tratar de um tema absolutamente atual, por ser contra a corrupção”, avaliou.

O crítico de cinema Nelson Hoineff destacou  que o filme conquistou sucesso de público ao abordar a corrupção na esfera pública. “O Brasil criou uma empatia muito grande com o filme porque ele expressou algo que todo mundo queria dizer. O brasileiro não aguenta mais a corrupção e esse é um dos motivos do sucesso dessa produção.”

A secretária do Audiovisual do Ministério da Cultura acrescentou que o diferencial é que a produção “tratou bem desse assunto”. “Outros filmes poderiam ter abordado temas contemporâneos, como a corrupção, mas o Tropa [de Elite 2] fez isso muito bem. É um conjunto muito benfeito”, destacou Ana Paula Dourado Santana,.

Ela informou que, para decidir o filme que seria indicado, os sete membros da comissão avaliaram cada uma das 15 obras inscritas na disputa.

Tropa de Elite 2, que dá sequência ao título original de 2007, narra a história do capitão Nascimento, oficial do Batalhão de Operações Especiais (Bope) da Polícia Militar do Rio de Janeiro, que assume um cargo de chefia na Secretaria de Segurança de Pública do estado. A trama revela os conflitos causados por grupos de milicianos, formados por policiais e políticos corruptos, que dominaram as favelas cariocas ao tomar à força o controle que antes pertencia aos traficantes.

A cerimônia do Oscar 2012 está marcada para o dia 26 de fevereiro, em Los Angeles, nos Estados Unidos. A lista com os indicados em todas as categorias será divulgada em janeiro do ano que vem.

Edição: Juliana Andrade // A matéria foi ampliada às 13h50