Começa Semana de Prevenção da Dengue no Distrito Federal

20/09/2011 - 23h22

Da Agência Brasil

Brasília – Foi lançada hoje (20) a Semana de Prevenção a Dengue pelo governo do Distrito Federal. O objetivo da campanha é mobilizar a sociedade para a prevenção da doença. Durante esta semana, serão promovidos debates em escolas públicas, distribuição de panfletos sobre como evitar o mosquito da dengue e vistorias em casas, disse o coordenador do Programa de Prevenção e Controle da Dengue da Secretária de Saúde do Distrito Federal, Ailton Domício.

“Estamos fazendo vistorias em residências para combater o mosquito, administrando palestras e debates para a criançada de escolas públicas. Distribuiremos cartilhas e panfletos na sexta-feira (23) e no sábado (24) na rodoviária do Plano Piloto, e para aqueles que pegam metrô, estaremos colocando no sistema de áudio dos trens dicas de prevenção”, disse o coordenador.

A campanha contra a doença também ocorrerá em vários estados, como o seminário Rio contra a Dengue, que começou ontem (19) no Rio de Janeiro.

Do começo do ano até agosto de 2011 foram registradas 5.279 suspeitas de casos de dengue no Distrito Federal. Desse número, foram confirmados 1.303 casos da doença. Sendo que 825 pessoas foram infectadas no Distrito Federal.

Segundo balanço semestral divulgado pelo Ministério da Saúde, os casos graves de dengue no país diminuíram 45% em relação ao mesmo período do ano passado. Do início do ano até julho, foram confirmados 8.102 casos graves, ante 14.685 no primeiro semestre de 2010. O maior índice foi registrado nos estados do Rio de Janeiro, Espírito Santo e Ceará.

No Brasil, segundo dados divulgados pelo Ministério da Saúde, houve uma redução de 44% nas mortes, se comparadas ao mesmo período do ano passado. De janeiro até agora, foram confirmadas 310 mortes, e no mesmo período do ano passado foram 554 casos.

A Semana de Prevenção a Dengue foi criada por decreto neste ano. As ações de combate são intensificadas antes do período chuvoso, com o intuito de impedir o aumento de casos da doença. Mais informações sobre a programação no site do Ministério da Saúde.

 

Edição: Rivadavia Severo