Rodas da Paz quer dar visibilidade à mobilidade urbana saudável

19/09/2011 - 14h58

Da Agência Brasil

Brasília – Para marcar a Semana da Mobilidade, integrantes da organização não governamental (ONG) Rodas da Paz propuseram hoje (19) uma forma diferente de analisar os meios de transporte em Brasília. Durante a manhã, participantes do Desafio Intermodal saíram do Guará, região administrativa do Distrito Federal, com destino à Rodoviária do Plano Piloto (no centro de Brasília) utilizando diferentes meios de locomoção: bicicleta, metrô, carro e até mesmo a pé. O objetivo da ONG é dar visibilidade ao tema da mobilidade urbana saudável e incentivar formas alternativas de locomoção.

“Vamos fazer uma análise técnica do tempo gasto e das vantagens e desvantagens de cada meio de deslocamento e comparar com os dados obtidos no ano passado e no anterior”, disse o presidente da ONG Rodas da Paz, Uirá Lourenço.

Para a professora Joana Santos, 34 anos, moradora do Guará, a iniciativa da ONG garante uma oportunidade aos ciclistas de cobrarem do governo do Distrito Federal (GDF) mais ciclovias. “Fiz o percurso em duas horas e dez minutos. Percebi que não tem espaço adequado para caminhar”, disse.

De acordo com o presidente da ONG, outro intuito da ação é levar a população a repensar o convívio entre quem dirige e quem usa a bicicleta como meio de transporte. “Queremos que o Governo do Distrito Federal se sensibilize e repense o quanto é importante construir mais ciclovias e perceber a viabilidade do transporte por bicicleta, além de alertar a população de que a bicicleta é um meio de transporte saudável”, disse.

A programação da Semana da Mobilidade segue até o próximo domingo (25) e contará com lançamento da Frente Parlamentar do Trânsito Seguro, exposição de fotos e projetos de vídeos. O encerramento ocorrerá no domingo (25) com o 9º Passeio Ciclístico Rodas da Paz que sairá. A concentração será às 8h30, no Museu Nacional.
 

Edição: Lílian Beraldo