Obama apresenta ao Congresso norte-americano plano econômico que eleva impostos para os ricos

19/09/2011 - 7h27

Renata Giraldi*
Repórter da Agência Brasil

Brasília - O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, apresenta hoje (19), em Washington, o plano elaborado pelo governo que pretende reduzir o déficit fiscal por meio de uma série de medidas, inclusive o aumento de impostos. O pacote será apresentado por Obama ao Congresso Nacional norte-americano e, antes mesmo de ser detalhado, sofre resistências lideradas pelos republicanos, que fazem oposição ao governo.

A proposta de elevação de impostos, segundo governistas, fará com que os contribuintes norte-americanos apontados como milionários passem a pagar as mesmas taxas da classe média. O plano inclui  a proposta de um imposto destinado aos que ganham mais de US$ 1 milhão por ano.

A proposta está sendo chamada de Regra Buffet em homenagem ao investidor e empresário Warren E. Buffet, que denunciou desigualdades entre os mais ricos e a classe média no que se refere ao pagamento de impostos. De acordo com estimativas não oficiais, a medida deverá afetar 450 mil contribuintes norte-americanos.

Sob o impacto da crise econômica mundial, o Congresso norte-americano tem pouco tempo para decidir sobre a recondução da economia do país. Até o fim de novembro, os parlamentares devem votar medidas que levem ao corte de US$ 1,5 billhão.

Para os republicanos, Obama está em campanha para a reeleição e, por isso, o plano elaborado pelo governo é visto com resistência. As eleições norte-americanas ocorrerão em novembro de 2012.

Amanhã (20), Obama se reúne com a presidenta Dilma Rousseff, em Nova York. De acordo com assessores brasileiros, o encontro faz parte da agenda que começou em março deste ano, quando o presidente norte-americano e a família visitaram Brasília e o Rio de Janeiro.

*Com informações da agência pública de notícias de Portugal, a Lusa. // Edição: Graça Adjuto