No DF, Semana Nacional de Trânsito tem apresentações teatrais para chamar a atenção de crianças

19/09/2011 - 16h07

Da Agência Brasil

Brasília - Cerca de 300 alunos de escolas públicas do Distrito Federal (DF) assistiram hoje (19) a apresentações de bonecos e peças teatrais como parte da programação da Semana Nacional de Trânsito 2011. Este ano, o tema é Década Mundial de Ações para a Segurança do Trânsito – 2011/2020: Juntos Podemos Salvar Milhões de Vidas.

O objetivo é alertar sobre a importância do uso do cinto de segurança e do respeito ao pedestre e ao limite de velocidade da via. Os alunos também receberam material educativo sobre o tema.

De acordo com a professora Ângela Maria Santos, da Escola Classe nº5 do Paranoá, cidade do DF, essa iniciativa é uma forma de as crianças saberem desde cedo o que é certo e o que é errado no trânsito. “Procuro falar sempre aos meus alunos da importância do cinto de segurança, da faixa de pedestre, e hoje vi que as crianças estão por dentro desse assunto.”

O estudante da mesma escola João Victor Araújo, 10 anos, disse que vai repassar aos pais o que aprendeu hoje “Em casa, vou chamar minha mãe e meu pai para contar sobre a importância do cinto de segurança, e quero que eles usem sempre, e quero que meu pai dirija na velocidade da rua, não quero que ele corra. Correr não é bom porque você pode sofrer acidente de carro”, disse.

De acordo com Marcelo Granja, do Departamento de Educação do Trânsito do Departamento de Trânsito do DF (Detran-DF), para reduzir o número de acidentes é preciso que cada um faça a sua parte. “A ideia desta semana é conscientizar os motoristas para diminuirmos o número de vítimas de acidentes de carro.”

A programação da Semana Nacional de Trânsito 2011 continua até domingo (25). Estão previstas uma missa em homenagem às vítimas de trânsito, uma caminhada pela qualidade de vida, um passeio ciclístico, um encontro de motociclistas, o lançamento da Frente Parlamentar do Trânsito Seguro no DF e blitzen noturnas em bares e rodovias.

Edição: Juliana Andrade