Chávez faz hoje a quarta sessão de quimioterapia em Cuba e diz esperar ser a última

19/09/2011 - 9h25

Renata Giraldi*
Repórter da Agência Brasil


Brasília – O presidente da Venezuela, Hugo Chávez, começa hoje (19) mais uma etapa do tratamento de combate ao câncer, em Havana, Cuba. É a quarta sessão de quimioterapia, que ele disse esperar ser a última. Paralelamente, Chávez pretende ter reuniões de trabalho com os presidentes de Cuba, Raúl Castro, e da Bolívia, Evo Morales, que visita Havana esta semana.

Ontem (18) Castro recebeu no aeroporto Chávez e Morales. Em entrevista à VTV, o presidente venezuelano disse que este ciclo do tratamento em Cuba “permitirá dizer adeus ao câncer”. “O mais provável é que seja o último e já viraremos essa página. Adeus ameaça de câncer. Vamos à vida. O caminho vai ser longo e a batalha que vem é dura, aqui em nossa América”, disse o venezuelano.

Em junho, Chávez foi operado em Cuba. Na ocasião, ele divulgou ter retirado um abcesso da região pélvica. Em seguida, confirmou estar com câncer. Durante o tratamento, o presidente venezuelano perdeu cerca de 20 quilos e ficou careca. Ele prometeu que em dezembro retomará todas suas atividades.

Na visita a Cuba, o presidente da Bolívia vai receber da Universidade de Havana o título de doutor honoris causa em ciências políticas e terá outras atividades. A última visita do boliviano a Cuba foi em junho de 2009.

Em 19 de julho de 1902, Cuba e a Bolívia estabeleceram relações diplomáticas. Depois, os dois países romperam e novamente retomaram as relações políticas, diplomáticas e econômicas em 11 de janeiro de 1983.

*Com informações da emissora estatal de televisão da Venezuela, VTV, e da agência estatal de Cuba, Prensa Latina // Edição: Juliana Andrade