Abbas diz que terá tempos difíceis se criação do Estado da Palestina for aprovada

19/09/2011 - 13h22

Renata Giraldi*
Repórter da Agência Brasil

Brasília – O presidente da Autoridade Nacional Palestina (ANP), Mahmoud Abbas, reconheceu hoje (19) que serão “tempos difíceis” caso sua proposta de criação do Estado da Palestina seja aprovada na Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU) ao longo desta semana. "Nós decidimos dar esse passo e o inferno se abriu para nós", disse Abbas.

A proposta de criação do Estado da Palestina, apresentada por Abbas na ONU, é rejeitada por Israel e pelos Estados Unidos. O governo norte-americano, aliado tradicional de Israel, informou que vetará a proposta se ela for encaminhada ao Conselho de Segurança.

Para ser aprovada, a proposta precisa de nove dos 15 votos do Conselho de Segurança das Nações Unidas. Diplomatas brasileiros que participam das negociações disseram que o governo brasileiro é favorável às iniciativas do Quarteto para a Paz no Oriente Médio – formado pelos Estados Unidos, pela Rússia, União Europeia e pelas Nações Unidas – em busca de acordos.  

As conversas do grupo são comandadas pelo primeiro-ministro da Grã-Bretanha, David Cameron, e ocorrem paralelamente às reuniões da Assembleia Geral da ONU. O Brasil, no ano passado, apoiou a criação do Estado da Palestina, mas ainda não se manifestou oficialmente sobre a reivindicação do presidente da Autoridade Nacional Palestina.

Abbas defende o reconhecimento do Estado da Palestina como território independente - definido pelas fronteiras anteriores à guerra de 1967. Os israelenses alegam que não aceitam as exigências da ANP porque preveem a divisão da cidade de Jerusalém. Segundo os israelenses, a capital religiosa de Israel é indivisível e não há possibilidade de mudar essa posição.

*Com informações da BBC Brasil.//Edição: Graça Adjuto