São Luiz do Paraitinga promove semana para valorizar música popular brasileira

17/09/2011 - 12h34

Elaine Patricia Cruz
Repórter da Agência Brasil

São Paulo – Valorizar a canção popular tipicamente nacional é um dos objetivos da 4ª Semana da Canção Brasileira, que será realizada até amanhã (18) em São Luiz do Paraitinga. Localizada no Vale do Paraíba, em São Paulo, a cidade é estância turística e Patrimônio Histórico Nacional.

“A Semana da Canção Brasileira é uma reflexão sobre o maior patrimônio imaterial brasileiro, que é a canção. Nossa canção popular atingiu níveis de excelência verdadeiramente preciosos e artísticos. A Semana da Canção é um pensamento sobre esse tesouro”, explicou Suzana Salles, cantora e curadora do evento, em entrevista à Agência Brasil.

Além das apresentações musicais, o evento conta também com documentários, palestras e oficinas, muitas delas ministradas pelo musicólogo e crítico de música Zuza Homem de Mello. Segundo Suzana, a programação aborda desde a história da música popular até a educação musical, passando pela “invisível e indivisível relação entre letra e melodia, entre o som da palavra e a música”. A intenção, segundo ela, é colocar a cidade de São Luiz do Paraitinga, que foi arrasada em janeiro de 2010 por uma enchente, novamente na rota de atrações turísticas e culturais.

“É um retorno a São Luiz [do Paraitinga] e ao que São Luiz merece. A cidade é muito musical e tem uma força cultural grande. Ela celebra suas festas todos os anos. O que ficou de pé, quando a água levou tudo, foi a cultura dentro de cada um”, destacou Suzana.

O evento também foi levado para dentro das escolas. “Enquanto estamos nas palestras ou nos shows, as crianças da cidade terão oficinas, que ocorrem em toda a rede pública escolar [da cidade]. Há aulas de coral, composição, brincadeiras e jogos”, disse a curadora. “Aprender sobre a música é aprender sobre si mesmo”, ressaltou.

Entre as atrações musicais previstas estão Dominguinhos, Leci Brandão, Karnak, Geraldo Azevedo e Tulipa Ruiz. Também haverá shows voltados para o público infantil como o de Hélio Ziskind e da Banda Mirim. Segundo Suzana, o evento contempla vários ritmos e estilos da música popular nacional, tais como samba, xote, moda de viola e toada, entre outros.

O evento é gratuito. “Tudo acontece na rua, no mercado, na praça, no coreto. É tudo aberto para o público”, destacou Suzana. A programação do evento pode ser encontrada no site http://www.semanadacancao.com.br/site2011

 

Edição: Lílian Beraldo