Parlamentares regionais protestam na Itália contra plano de austeridade

15/09/2011 - 12h48

Renata Giraldi*
Repórter da Agência Brasil

 

Brasília -  Líderes das 8 mil assembleias e câmaras municipais de várias regiões da Itália protestaram hoje (15) em todo país contra o plano de austeridade proposto pelo governo do primeiro-ministro Silvio Berlusconi. Os parlamentares fizeram uma manifestação pacífica ao fechar os gabinetes por algumas horas e discursar contra as medidas.

Alguns políticos saíram de suas cidades e foram até Roma em grupo.“Nós vamos nos mobilizar até que o plano de austeridade seja revisto de forma substancial”, disse Gianni Alemanno, presidente da Câmara de Roma, que representa a maioria de direita que governa a Itália.

Pelo plano de austeridade, serão cortados 9,2 bilhões de euros, no período de 2012 a 2013. As medidas incluem o aumento do Imposto Sobre Valor Agregado (IVA) de 20% para 21%, a taxação em 3% das fortunas acima de 500 mil euros e mudanças no sistema de aposentadoria. Também determina a redução do repasse de verbas para as províncias, de forma geral, como forma de conter os gastos públicos.
  
As medidas foram recomendadas pelos países da União Europeia (UE) e pelo Banco Central Europeu (BCE). Atualmente, a dívida pública italiana está em 120% do Produto Interno Bruto (PIB) do país.
 

*Com informações da agência pública de notícias de Portugal, Lusa    //  Edição: Lílian Beraldo