Dilma agradece lealdade do PMDB, um dia após a queda de mais um ministro do partido

15/09/2011 - 18h14

Yara Aquino
Repórter da Agência Brasil

Brasília – Ao participar da abertura de um evento do PMDB em Brasília, a presidenta Dilma Rousseff disse que o partido é um aliado fundamental e que um governo de coalizão exige dos governantes maior capacidade de articulação política.

As declarações de apoio ao maior partido do país foram dadas um dia após a demissão de Pedro Novais da pasta do Turismo. Deputado federal pelo Maranhão, Novais foi o terceiro ministro peemedebista a perder o cargo após denúncias de irregularidades no setor. Ontem à noite foi indicado para o cargo outro deputado federal peemedebista, o maranhense Gastão Vieira .

Dilma chegou ao fórum nacional sobre a relação do partido com os municípios ao lado do vice-presidente Michel Temer e foi saudada pelos peemedebistas que lotavam o Centro de Convenções de Brasília.

“Muitos acreditam que seria mais fácil comandar um governo de partido único. No nosso país, não é a maneira que gostamos. Somos um governo de coalizão, que exige de nós maior capacidade de articulação política e, também, reflete a pluralidade e complexidade próprias da sociedade brasileira e características participativas da nossa democracia”, disse.

A presidenta citou ações e programas lançados nos primeiros oito meses de governo e pediu o apoio dos peemedebistas para a aprovação de projetos que aguardam votação no Congresso Nacional. Dilma também elogiou o trabalho do vice Michel Temer dizendo que ele tem atuado com “eficiência” e “lealdade”, tanto nas questões do governo, quanto na articulação política. Também fez um afago nas bancadas do partido na Câmara e no Senado. “Agradeço a ação firme que o PMDB, por meio de suas bancadas, prestam ao meu governo”.

Edição: Vinicius Doria