Restos a pagar de emendas serão quitados até outubro, diz Ideli

14/09/2011 - 13h22

Marcos Chagas
Repórter da Agência Brasil

Brasília - O governo pretende colocar em dia, até outubro, a liberação de recursos de emendas parlamentares das obras que já estão em andamento. A ministra de Relações Institucionais, Ideli Salvatti, informou que, se possível, o governo quitará os restos a pagar de emendas incluídas em orçamentos de anos anteriores até o fim deste mês. 

“Esse é o compromisso que vamos perseguir de forma muito insistente”, ressaltou a ministra durante café da manhã com parlamentares das regiões Norte e Nordeste na Câmara dos Deputados.

A liberação das emendas foi tema recorrente durante o encontro. Em uma das conversas, foi feita a sugestão de que metade do valor das emendas a que cada parlamentar tem direito a apresentar seja destinada a programas prioritários do governo nos respectivos estados.

Segundo a ministra, essa alternativa “facilitaria muito o empenho e a execução dessas obras por serem programas que o governo vai realizar”.

Para Ideli, deputados e senadores têm um conhecimento mais detalhado do que a área técnica dos ministérios a respeito de prioridades nas construções de “creches, unidades básicas de saúde e cobertura de quadras de esportes” por exemplo.

 

Edição: Lílian Beraldo