Estudantes voltam a protestar no Chile e cobrar reformas do governo Piñera

14/09/2011 - 18h12

Renata Giraldi*
Repórter da Agência Brasil

Brasília – O impasse entre o governo do presidente do Chile, Sebastián Piñera, viveu hoje (14) mais um capítulo. Cerca de 15 mil estudantes ocuparam por algumas horas as principais avenidas de Santiago, a capital chilena, para cobrar mudanças no sistema educacional do país, mais investimentos no setor e garantias de ensino superior público.

Os organizadores da marcha prometeram intensificar as manifestações, se o governo não sinalizar com medidas que atendam às expectativas dos estudantes. De acordo com as autoridades policiais, não houve registros de confrontos nem embates entre manifestantes e forças de segurança.

Há quatro meses, o Chile está sob uma onde de protestos comandada pelos estudantes com o apoio dos professores e várias categorias profissionais. Em uma das manifestações um estudante de 14 anos morreu. Há suspeitas que ele foi atingido por uma bala que saiu de armas de policiais. As investigações ainda não foram concluídas.

No protesto de hoje os manifestantes se concentraram em frente ao prédio da Universidade do Chile, uma das principais do país, e depois seguiram em direção à sede do governo federal, o Palácio de La Moneda.

*Com informações da emissora estatal de televisão do Chile, TVN, e da agência pública de notícias da Argentina, Telam

Edição: Rivadavia Severo