Enviado dos Estados Unidos à Líbia promete apoio ao novo governo

14/09/2011 - 12h46

Da BBC Brasil

Brasília – O enviado norte-americano à Líbia, Jeffrey Feltman, prometeu a autoridades que os Estados Unidos apoiarão o governo interino na construção de um país democrático.

Feltman é o mais alto oficial americano a visitar Trípoli desde que os conflitos entre as forças leais ao presidente Muammar Khadafi e a oposição se intensificaram. O oficial disse que os Estados Unidos sempre reconhecerão a soberania líbia e que qualquer parceria entre os dois países será guiada pelo que as autoridades locais julgarem necessário.

Feltman, que é secretário assistente do Departamento de Estado norte-americano para Assuntos do Oriente Próximo (que inclui países do Oriente Médio e do Norte da África), disse que o país não está envolvido na busca a Khadafi, já que isso não faz parte da missão da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) para proteger os civis.

Depois de um encontro com o chefe do Conselho Nacional de Transição (CNT) líbio, Mustafa Abdul Jalil, o enviado norte-americano afirmou que as autoridades interinas começaram a integrar as brigadas revolucionárias em uma só autoridade civil.