Com afastamento de prefeita acusada de irregularidades, vereador assume administração de município paulista

14/09/2011 - 18h52

Elaine Patricia Cruz
Repórter da Agência Brasil

São Paulo – O presidente da Câmara Municipal de Jandira, na Grande São Paulo, o vereador Wesley Marques de Oliveira Teixeira (PSB), assumiu hoje (14), temporariamente, a prefeitura. Ele substitui a prefeita Anabel Sabatine (PSDB), afastada ontem (13) do cargo, por 90 dias, até que sejam apuradas as denúncias de irregularidades na administração municipal.

“Hoje, na hora em que viemos começar nosso trabalho, a prefeita não estava e não havia nenhum responsável. Apenas três advogados que não permitiram a entrada”, disse Teixeira. “Não tínhamos a chave e precisei arrumar um chaveiro para entrar [na prefeitura].”

Segundo ele, um morador de Jandira apresentou denúncias de nepotismo, licitações fraudulentas e desvio de verbas da educação e da saúde na gestão de Anabel. O caso, prometeu Teixeira, será investigado. “Já há uma Comissão de Investigação em andamento e agora, com essas denúncias, serão mais dois processos.”.

Anabel assumiu o cargo em janeiro deste ano, após a morte do então prefeito Walderi Braz Paschoalin (PSDB). Ele foi assassinado a tiros no dia 10 de dezembro do ano passado, quando chegava a uma rádio, onde participava de um programa.

Ontem (13), a Câmara Municipal de Jandira aprovou, por 6 votos a 4, o afastamento temporário de Anabel do cargo de prefeita.

Edição: João Carlos Rodrigues