Santa Catarina: aumenta número de municípios em emergência

13/09/2011 - 9h27

Lúcia Nórcio
Repórter da Agência Brasil

Curitiba - Aumenta o número de pessoas afetadas e de municípios em calamidade pública ou emergência por causa das chuvas que atingiram o estado de Santa Catarina durante a semana passada. Segundo o último boletim da Defesa Civil estadual, atualizado ontem (12) às 19h, subiu para 51 o total de municípios em situação de emergência e já são dez cidades em estado de calamidade, além das 91 que enviaram notificação de desastre. A lista com o nome de todas as cidades está disponível no site do órgão. Desde domingo (11), o sol aparece em todas as regiões do estado.

De acordo com a Defesa Civil estadual, das 978.070 pessoas afetadas, 162.327 ainda estão desalojadas e 15,3 mil, desabrigadas. Ao todo, três pessoas morreram e 170 ficaram feridas devido aos problemas causados pela chuva.

Neste momento, a Defesa Civil destaca como prioridades o atendimento à população e a reconstrução de casas, pontes e rodovias. Segundo o governo, ações de prevenção a alagamentos e para minimizar os impactos das enchentes em todo o Vale do Itajaí também são o foco.

A Secretaria de Saúde faz uma série de recomendações para a população como cuidados com a água para o consumo e instruções para limpeza da lama residual das enchentes, que tem alto poder infectante.

Além disso, 3 toneladas de medicamentos, enviadas pelo Ministério da Saúde, chegam hoje (13) ao estado de Santa Catarina para atender às vítimas das enchentes.

A Secretaria da Fazenda prorrogou em um mês o prazo para arrecadação do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) próprio. O recolhimento, que deveria ser feito ontem (12), fica automaticamente prorrogado para o dia 10 de outubro. Esse benefício vale apenas para as empresas que tenham sido diretamente atingidas em municípios que decretaram situação de emergência ou estado de calamidade pública.

Edição: Talita Cavalcante//Matéria alterada às 10h09 para esclarecer informação.