Registro de incêndios no DF neste domingo fica abaixo da média dos últimos dias

11/09/2011 - 18h26

Luciene Cruz
Repórter da Agência Brasil

Brasília – Os incêndios que ocorreram no Distrito Federal (DF) nos últimos dias fizeram com que o número de ocorrências hoje (11) ficasse abaixo da média registrada. Segundo informações do Corpo de Bombeiros do DF, foram verificados 16 focos de incêndio, número bem abaixo das 30 ocorrências diárias que vêm sendo notificadas ultimamente.

Na última semana, as queimadas atingiram principalmente a região de Vargem Bonita (área rural do Park Way), a Estação Ecológica Jardim Botânico e a Floresta Nacional de Brasília.

O major Mauro Sérgio Oliveira, do Corpo de Bombeiros, explicou que a quantidade de chamadas abaixo da média é atribuída à grande quantidade de áreas queimadas. “É normal baixar o número de ocorrências após grandes incêndios, até porque muita área foi queimada”, explicou. Desde o início do ano, 18 mil hectares foram incendiados.

Nesse sábado (10), o Corpo de Bombeiros ganhou o reforço de mais duas aeronaves para combater os focos de incêndio - com isso, quatro passam a atuar no combate às áreas atingidas do Distrito Federal. Os aviões sobrevoaram principalmente as regiões atingidas de forma mais severa pelo fogo nos últimos dias.

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) registrou hoje a temperatura mais alta deste ano no DF - 33,3 graus Celsius (°C). A umidade relativa do ar continua baixa, com mínima de 12%. O calor continua nesta segunda-feira (12). A temperatura máxima prevista é 33°C, e a mínima, 18°C. A umidade relativa do ar vai aumentar um pouco, oscilando entre 15% e 55%.

Edição: Graça Adjuto