Defesa Civil confirma mais uma morte em Santa Catarina; 160 mil estão desalojados e 15 mil desabrigados

11/09/2011 - 18h47

Lúcia Nórcio

Repórter da Agência Brasil
 

Curitiba – A Defesa Civil confirmou, na tarde deste domingo (11), mais uma morte devido às chuvas que atingiram Santa Catarina nos últimos dias. Ronaldo Novaes, de 19 anos, morador de Laurentino, um dos municípios em situação de calamidade pública, estava em uma embarcação com o irmão dele quando encostou a cabeça na rede elétrica de alta tensão. A morte ocorreu na última sexta-feira (9).

De acordo com o último boletim da Defesa Civil, 935.932 pessoas foram afetadas, em 91 municípios - cerca de 160 mil estão desalojadas e 15 mil desabrigadas. Oito municípios decretaram situação de calamidade pública e 37 estão em situação de emergência.

O governo de Santa Catarina informa que toda a estrutura do estado está voltada ao atendimento das pessoas atingidas. A chuva deve dar uma trégua nos próximos dias, mas a Defesa Civil permanecerá de plantão.

Hoje foram liberados mais R$ 2 milhões do Fundo da Defesa Civil para compra de produtos destinados a atender as necessidades emergenciais da população. No sábado (10) já haviam sido liberados R$ 10 milhões. Segundo o governador Raimundo Colombo, na próxima semana deverá ser realizada uma reunião com os prefeitos dos municípios atingidos para definir as principais ações a serem adotadas.

Representantes do governo estadual e do município de Blumenau estão reunidos nesta tarde discutindo os danos na infraestrutura causados pela enchente que atingiu o Vale do Itajaí. Estão sendo coletadas as demandas dos municípios para elaborar os planos de recuperação das cidades atingidas. O encontro teve início às 16 horas e conta com a participação de secretários regionais e demais autoridades da região.

 

Edição: Andréa Quintiere