Rio Itajaí-Açu começa a baixar, mas número de desalojados sobe para 145 mil em Santa Catarina

10/09/2011 - 17h51

Lúcia Nórcio
Repórter da Agência Brasil

Curitiba - A maré já começou a baixar em Itajaí, segundo informações do Comando de Operações da Defesa Civil de Santa Catarina. O nível do Rio Itajaí-Açu também está baixando, mas os moradores devem permanecer em alerta porque essa redução é lenta e gradativa. O número de pessoas afetadas pela chuva subiu para 884.273, em 91 cidades.

Trinta e sete municípios estão em estado de emergência e as cidades de Brusque, Rio do Sul e Agronômica decretaram situação de calamidade pública. O número de desalojados saltou de 59.981, no início da tarde, para 145.586 por volta das 16 horas, quando foi divulgado mais um boletim da Defesa Civil, e chega a 10.790 o total de desabrigados.

Havia um alerta da Defesa Civil de que a maré alta atingiria 90 centímetros no início desta tarde, quando iria se encontrar com o pico da onda de cheia do Rio Itajaí-Açu, que passou por Blumenau na tarde de ontem (9). Essas águas não chegaram à área urbana de Itajaí, mas ocuparam várzeas e arrozais da região rural da cidade. Os alagamentos atingem 50% da região urbana e 80% da área rural de planície.

Ainda não há previsão para a normalização do reabastecimento de água na cidade. A população está sendo abastecida por meio de caminhões-pipa. Nas residências onde não faltou água, a recomendação é para que as pessoas economizem ao máximo a reserva existente nas caixas d’água.

 

Edição: Andréa Quintiere