Chuvas em Santa Catarina afetam 780 mil pessoas

09/09/2011 - 18h11

Lúcia Nórcio
Repórter da Agência Brasil

Curitiba –  As fortes chuvas que atingem a Região Sul do país desde a última terça-feira (6) afetaram 779,6 mil pessoas em Santa Catarina. As cidades com maior número de pessoas afetadas pela chuva são: Blumenau com 280 mil, Brusque com 105 mil, Gaspar com 59 mil, Mafra com 52 mil e Rio do Sul com 50 mil.

Segundo boletim da Secretaria de Estado da Defesa Civil de Santa Catarina divulgado às 17h, 67 municípios foram atingidos, 7.850 pessoas estão desabrigadas e 54.606 desalojadas. Há também registro de um morto na cidade de Guabiruba (SC).

Devido às enchentes, 19 prefeituras decretaram situação de emergência. A chuva diminuiu hoje, mas o estado de alerta continua devido aos alagamentos, enchentes e deslizamentos.

A falta de energia atinge a 3,5% das unidades consumidoras (de um total de 2,3 milhões) do estado. Desde ontem (8) à tarde, a Centrais Elétricas de Santa Catarina (Celesc) está em plano de contingência. Os municípios da região de Rio do Sul enfrentam dificuldades de acesso, o que impede que as equipes cheguem aos locais para recompor o sistema. A região também enfrenta problemas com o sistema de telefonia.

De acordo com o Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (Cptec), em setembro choveu muito acima da média do mês. “De segunda-feira até agora choveu 202 milímetros, o que representa 75% acima da média para o mês inteiro em apenas quatro dias. A partir de agora a chuva vai diminuir principalmente em Santa Catarina e no Paraná”.

O texto foi alterado para acréscimo de informações

Edição: Rivadavia Severo