Depois de conflitos, quatro bases do Exército monitoram Complexo do Alemão

08/09/2011 - 13h32

Thais Leitão
Repórter da Agência Brasil

Rio de Janeiro - O Exército montou quatro bases avançadas de patrulhamento no Complexo do Alemão, zona norte do Rio de Janeiro, após os conflitos entre traficantes e integrantes da Força de Pacificação nos últimos dias. Segundo o Relações Públicas das tropas, major Marcus Vinícius Bouças, os “pontos fortes” permitem o monitoramento fixo, diferentemente do patrulhamento móvel, feito em outras ocasiões.

Ele destacou que ao longo desta quinta-feira a situação no local deve voltar à normalidade. “Esse reforço no patrulhamento é episódico, mas já está tudo voltando ao normal e esse esquema de segurança também vai ser retomado da forma que era antes.”

O major disse, no entanto, que novas operações podem ocorrer ainda hoje. Ao todo, 1,7 mil militares estão espalhados pelos complexos do Alemão e da Vila Cruzeiro. Ele destacou que mais 200 homens estão disponíveis, caso seja necessário. O relações públicas ressaltou ainda que pelo menos mil denúncias feitas por moradores são recebidas, por mês, pelas forças.

Na manhã de hoje (8), o comandante da Força de Pacificação, general César Leme Justo, e o chefe do Comando Militar do Leste, general Adriano Pereira Junior, se reuniram na base das tropas no Complexo do Alemão, para avaliar e definir novas ações militares nas comunidades.

Homens das tropas de pacificação continuam ocupando os acessos às comunidades e pelo menos um blindado do Exército está posicionado em uma das esquinas da Avenida Itararé, a principal do Alemão. A situação no local é de aparentemente tranquilidade, apesar de muitos moradores evitarem falar com a imprensa.

Um senhor de 63 anos, que pediu para não ser identificado, disse que desde a ocupação das tropas, há aproximadamente nove meses, a rotina na região pouco mudou. “A única diferença é que agora não vemos aqueles tiroteios. Mas, para quem mora aqui, não mudou muita coisa. A vida continua passando do jeito que passava antes”, disse.

Já uma auxiliar de serviços gerais – que também pediu anonimato – disse que, embora não sinta mudanças significativas no dia a dia, tem mais esperança de que o filho adolescente não acabe envolvido com o tráfico de drogas. “A gente orienta, mas o apelo [do tráfico] é muito grande. Agora tenho mais esperança de que ele não caia nisso”, afirmou.

O funcionamento do teleférico do Complexo do Alemão, que foi interrompido ontem (7), será retomado na tarde de hoje. De acordo com a Supervia, concessionária responsável pelo transporte, a paralisação se deu apenas em função do Feriado da Independência.

Edição: Talita Cavalcante