Ar seco no Brasil Central, chuva e frio no Sul

06/09/2011 - 20h01

Stênio Ribeiro
Repórter da Agência Brasil

Brasília – Enquanto a secura do clima abrange vastas áreas de cinco estados do Centro-Oeste e do Sudeste, mais o Distrito Federal, com índices de umidade do ar abaixo do padrão de 12% recomendado pela Organização Mundial de Saúde (OMS), o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) informa que o Dia da Independência, amanhã (7), será comemorado com frio e chuva na Região Sul.

As previsões indicam chuvas fortes, com trovoadas e possibilidade de granizo em áreas isoladas do Paraná, de Santa Catarina e do litoral norte do Rio Grande do Sul, e os habitantes da região podem se preparar para mais uma onda de frio. Chove também na faixa litorânea de São Paulo ao sul da Bahia, com temperatura mais amena do que o normal para a região nesta época do ano.

O mapa do Inmet indica chuvas em quase todo o litoral leste do país, até o Rio Grande do Norte, com céu parcialmente nublado na faixa litorânea que vai do Ceará ao Pará, e prevê chuvas isoladas também no norte da Amazônia e parte de Mato Grosso do Sul. Nas demais regiões, o Inmet estima possibilidade de chuva só mais para o fim do mês, depois do dia 23, quando a primavera substituir o inverno.

Até lá, os habitantes, a fauna e a flora dessas regiões terão que conviver com a baixa umidade e a névoa seca característica das queimadas, que contribuem para tornar a situação mais crítica. Não chove há quase três meses em grandes cidades como Brasília, Goiânia e Belo Horizonte, e nesta época, que corresponde ao fim do inverno, o ar esquenta naturalmente, a evaporação aumenta e o ar fica mais seco, com umidade típica de deserto.
 

Edição: Rivadavia Severo