Mubarak volta a ser julgado no Egito, sem a presença de emissoras de TV

05/09/2011 - 10h30

Renata Giraldi*
Repórter da Agência Brasil

Brasília - Deposto há sete meses, o ex-presidente do Egito Hosni Mubarak, de 83 anos, compareceu hoje (5) a um tribunal na capital do país, Cairo, para ser julgado. Mubarak é acusado de ter orientado ações violentas para reprimir protestos contra seu governo, que acabaram provocando mortes, torturas e violência generalizada. Os protestos levaram à renúncia de Mubarak.

Porém, por ordem do tribunal, hoje foi proibida a presença das câmeras na retomada do julgamento. Se for considerado culpado, Mubarak poderá ser condenado à morte. A pedido da acusação, o julgamento foi suspenso em agosto e retomado hoje, para que o processo seja vinculado ao do ex-ministro do Interior egípcio Habib Al Adli.

Para assegurar a realização do julgamento, policiais enfrentaram hoje manifestantes contrários e correligionários de Mubarak, que estão em frente ao prédio do tribunal.

Em agosto, as imagens de televisão mostraram Mubarak em uma maca e respondendo às perguntas da promotoria de dentro de um espaço cercado por grades no tribunal, ao lado dos dois filhos. Depois de se refugiar em dos balneários mais caros do Egito, o ex-presidente teve uma parada cardíaca e fez greve de fome. Há suspeitas de que ele sofra de câncer.


*Com informações da BBC Brasil // Edição: Juliana Andrade