Governo pede rapidez do Congresso para aprovar projetos de interesse do Planalto

05/09/2011 - 19h30

Iolando Lourenço
Repórter da Agência Brasil

Brasília - O pedido de celeridade para que o Senado aprove a Medida Provisória (MP) 533, que autoriza a União a repassar a municípios e ao Distrito Federal recursos destinados à manutenção de creches cujas matrículas não foram computadas no último Censo Escolar, foi um dos principais assuntos da reunião de hoje (5) do Conselho Político do governo. A informação foi dada pelo líder governista, deputado Cândido Vaccarezza (PT-SP). A MP perde a validade no dia 20 se não for votada.

Segundo Vaccarezza, o líder do governo no Senado, Romero Jucá (PMDB-RR), prometeu que lá as matérias serão votadas no menor período de tempo possível.

O líder governista também informou que, na reunião, o ministro da Fazenda, Guido Mantega, falou da crise econômica internacional. De acordo com a exposição do ministro, Vaccarezza disse que “está claro", para o governo, que "alguns países vão ter recessão e outros não vão crescer como estava previsto”.

Em relação ao reajuste salarial pleiteado pelo Poder Judiciário, o líder disse que, diante da situação econômica do país, não será possível aprovar o aumento de mais de 50%. Segundo ele, o reajuste deverá ser aprovado no mesmo patamar do que será concedido aos servidores do Executivo. “Entendemos a posição do Judiciário, mas esse é um processo de discussão”.

Edição: Vinicius Doria