Depois de passar os últimos dias hospitalizado, Chávez retorna hoje ao trabalho

02/09/2011 - 8h48

Renata Giraldi*
Repórter da Agência Brasil

Brasília - O presidente da Venezuela, Hugo Chávez, deve retomar hoje (2) as atividades de governo, depois de passar os últimos dias submetendo-se ao terceiro ciclo de quimioterapia em Caracas. Ele informou que vai trabalhar no palácio do governo, depois do almoço. Emocionado, Chávez disse que sua força para lutar contra a doença e manter-se determinado vem do amor que tem recebido dos que torcem por sua recuperação.

“O amor é a primeira razão que me faz estar aqui. Obrigado por esse amor. Amor com amor se paga, eu vou continuar a pagar o amor de todos vocês com amor. Como diz o ditado: o trabalho é amor", disse o presidente, em mensagem transmitida pela emissora estatal de televisão, às pessoas que o aguardavam em frente ao Hospital Militar Dr. Carlos Arvelo, no qual estava internado.

Na mensagem, Chávez saudou Fidel Castro, o ex-presidente de Cuba. Também cantou do quarto, acompanhado por um músico que tocou no violão a música Canción Mansa para un Pueblo Bravo, de Ali Primera, dedicada ao herói Simon Bolívar, libertador das ex-colônias espanholas.

Em meio aos agradecimentos pelo apoio e solidariedade, Chávez anunciou que nos próximos dias vai conceder aumento salarial para os militares, mas não indicou qual será o percentual. Ele chamou os militares de “camaradas e irmãos” e lembrou que os médicos e funcionários públicos, em geral, receberam reajustes que variaram de 30% a 50%.

Chávez retoma as atividades, enquanto luta contra o câncer confirmado em junho. Na ocasião, o presidente se submeteu, em Cuba, a uma cirurgia para a retirada de abcesso na região pélvica.

*Com informações das agências públicas de notícias da Venezuela, AVN, e de Portugal, Lusa.//Edição: Graça Adjuto