Rebeldes líbios cercam cidade natal de Khadafi

31/08/2011 - 15h15

Da BBC Brasil

Brasília – Os rebeldes líbios avançaram hoje (31) em direção a Sirte, cidade natal do líder do país, Muammar Khadafi. Segundo relatos de moradores, os rebeldes abriram uma terceira frente ao sul de Sirte, com a finalidade de estabelecer um cerco à cidade. Tiros estão sendo disparados de dentro da cidade.

Sirte é um dos últimos redutos do país que continua nas mãos do regime de Khadafi. Os líderes rebeldes do Conselho Nacional de Transição (CNT) da Líbia deram um ultimato às forças leais a Khadafi, ameaçando com uma ofensiva militar se não houver rendição até sábado.

Mas, segundo interlocutores de Khadafi, o líder não aceita o ultimato, que ele descreveu como sendo um alerta de "cães armados". A mulher e três filhos de Khadafi estão refugiados na Argélia desde anteontem (29).

Porém, o paradeiro de Khadafi permanece desconhecido. Há informações, não confirmadas oficialmente, que ele está nas regiões de Sirte, Bani Walid ou Sabha. Segundo o vice-líder do CNT, Ali Tarhouni, os rebeldes desconfiam de onde Khadafi esteja e estão confiantes de que vão capturá-lo.

A Anistia Internacional disse temer que combatentes leais a Khadafi presos pelos rebeldes sofram maus tratos. A organização não governamental informou ainda que até mesmo pessoas que estavam internadas em hospitais foram tiradas de seus leitos e presas.