CTB considera diminuição da taxa básica de juros insuficiente

31/08/2011 - 23h21

Elaine Patricia Cruz
Repórter da Agência Brasil

São Paulo - A Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB) considerou insuficiente a diminuição de 0,5 ponto percentual da taxa básica de juros (Selic), anunciada na noite de hoje (31) pelo Comitê de Política Monetária (Copom). Para a central, a redução é “um gesto insuficiente do governo para conter a crise financeira que pode atingir o país em curto prazo” e mostra insensibilidade do Banco Central em relação aos anseios da classe trabalhadora.

“Não há qualquer argumento plausível que sirva para manter a taxa de juros no atual patamar. Ao contrário, existem razões de sobra para dar início a um processo mais ousado de diminuição da chamada Selic: a inflação se mostra controlada, o real permanece sobrevalorizado e o governo decidiu, em péssima hora, aumentar o superávit primário e pagar mais juros de sua dívida pública”, diz a nota da CTB.

Para a central, uma redução maior nos juros no país deve ser feita imediatamente para que o Brasil possa se desenvolver e enfrentar a crise internacional.

 

Edição: Aécio Amado