Terceira edição de festival literário leva autores consagrados a Santos

24/08/2011 - 15h53

Alex Rodrigues
Repórter da Agência Brasil

Brasília - Com um show do tradicional grupo santista de samba Ouro Verde e de Wandi Doratiotto (ex-Premeditando o Breque), começa às 19h de hoje (24), em Santos (SP), a terceira edição do Tarrafa Literária - Festival Internacional de Literatura.

Promovido com o incentivo do Ministério da Cultura, o evento levará ao litoral 22 autores consagrados. Em duplas, escritores como Laurentino Gomes (1808), Fernando Morais (Chatô), Isabel Lustosa (D. Pedro I - Um Herói sem Nenhum Caráter), Reinaldo Moraes (Pornopopeia), Mário Prata (Diário de Um Magro), Fabrício Carpinejar (Borralheiro - Minha Viagem pela Casa) e o dramaturgo Mário Bortolotto conversarão sobre suas obras, literatura, blogs, jornalismo, histórias em quadrinhos, entre outros temas.

Como em 2010, o evento este ano contará com a participação de autores estrangeiros. A portuguesa Inês Pedrosa (Fica Comigo Esta Noite) e o irlandês Ian Sansom (A Verdade sobre os Bebês de A a Z) falarão, respectivamente, nas noites de sexta-feira (26) e sábado (27).

A primeira tarde de bate-papos, amanhã (25), será destinada ao jornalismo. Na primeira mesa, às 16h, estarão os jornalistas Adriana Carranca (O Irã Sob o Chador) e Sérgio Dávila (editor executivo da Folha de S.Paulo e curador da coleção Jornalismo de Guerra). Às 19h, será a vez dos repórteres José Carlos Marão e José Hamilton Ribeiro falarem sobre o recém-lançado Realidade Re-Vista.

O evento também servirá para o lançamento de títulos, como Blogs do Além, do publicitário Vitor Knijnik. O livro reúne os melhores textos publicados por Knijnik no blog de mesmo nome. Em tom irônico e bem-humorado, cada texto é atribuído a uma personalidade histórica que já morreu. Entre eles estão o escritor Nelson Rodrigues, o cientista Charles Darwin e a madre Teresa de Calcutá.

No sábado (27) e no domingo (28) haverá uma oficina de criação literária. Autores e editores falarão sobre o mercado editorial e sobre o dia a dia da produção literária e jornalística. As inscrições para o evento já estão encerradas. Também no domingo, os cartunistas Laerte (Piratas do Tietê) e Caco Galhardo (Pescoçudos) conversarão sobre o universo das histórias em quadrinho e suas influências. No final de semana, haverá também uma programação especialmente pensada para as crianças.

O festival termina no próximo domingo (28), no Theatro Guarany, (Praça dos Andradas, s/nº, centro). A entrada para acompanhar os bate-papos dos autores é gratuita. A programação completa está disponível no site www.tarrafaliteraria.com.br.

Edição: Juliana Andrade