Khadafi e toda a família estão em Trípoli, diz filho do líder líbio

23/08/2011 - 12h08

Da Agência Lusa

Brasília - Seif Al Islam, filho do presidente da Líbia, Muammar Khadafi, e considerado sucessor do pai, disse hoje (23) que o líder continua na capital, Trípoli. Segundo ele, não só Khadafi como toda a família estão em Trípoli. O filho do presidente concedeu entrevista coletiva para jornalistas estrangeiros e reiterou que o pai está no país, mas não forneceu detalhes.

O complexo residencial onde mora Khadafi foi alvo de intensos ataques nesta terça-feira. Segundo relatos, os ataques partiram da oposição e da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan). Seif Al Islam disse que a entrada da oposição em Trípoli foi uma armadilha.

Até ontem (22), a oposição havia informado que o filho de Khadafi tinha sido capturado. Mas ele apareceu à noite, mostrando-se livre e confiante. “Vim desmentir os rumores”, disse. Não há informações, porém, sobre o paradeiro do líder líbio. Por isso, surgem especulações sobre supostas fugas dele para países vizinhos.

Paralelamente, o porta-voz da Otan, Roland Lavoie, disse hoje que Khadafi  “não constitui um alvo” para a organização. "A Otan não visa a indivíduos. Kadhafi não constitui um alvo", disse ele, em entrevista coletiva concedida  em Nápoles, na Itália, e transmitida por vídeo para Bruxelas, sede da Otan.

Para Lavoie, mesmo sem informações seguras sobre o paradeiro de Khadafi, é possível afirmar que o atual governo “está próximo” do fim. Ele ressaltou que a missão na Líbia não terminará com a eventual saída de Khadafi do poder.