Área onde vive Khadafi é alvo de ataques, mas paradeiro do líder líbio ainda é incerto

23/08/2011 - 9h09

Renata Giraldi*
Repórter da Agência Brasil

Brasília - O complexo residencial do presidente da Líbia, Muammar Khadafi, no bairro de Bab Al Aziziya, em Trípoli, a capital do país, amanheceu hoje (23) sob violentos combates envolvendo artilharia pesada. Porém, ainda não há informações sobre a localização de Khadafi. O complexo residencial é próximo ao Hotel Rixos, local onde estão hospedados jornalistas estrangeiros.

De acordo com relatos, a explosão mais intensa ocorreu no começo desta manhã e provocou pânico generalizado. No Hotel Rixos, onde estão os jornalistas estrangeiros, muitos dos hóspedes se refugiaram no subsolo. Militares ligados a Khadafi se posicionaram em volta da unidade hoteleira.

Forças ligadas à oposição, aeronaves da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) e aliados de Khadafi se enfrentam na tentativa de manter o controle sobre áreas estratégicas de Trípoli. De acordo com relatos, os embates estão em todos os bairros da capital líbia.

Porém, o fornecimento de água e energia está cortado em vários hotéis de Trípoli. Ontem, os serviços foram restabelecidos, mas por apenas uma hora. O clima de tensão, segundo relatos, está por toda parte. As informações são desencontradas.

*Com informações da agência pública de notícias de Portugal, Lusa.

Edição: Talita Cavalcante