Apesar da expectativa de desaceleração da economia, governo trabalha com PIB entre 4% e 4,5% este ano, diz Barbosa

23/08/2011 - 19h06

Nielmar de Oliveira

Repórter da Agência Brasil

 

Rio de Janeiro - O secretário executivo do Ministério da Fazenda, Nelson Barbosa, disse hoje (23) que apesar da expectativa de desaceleração da economia para o terceiro trimestre do ano, o Produto Interno Bruto (PIB) do país deverá fechar o ano entre 4% e 4,5%.

“A gente trabalha com um crescimento na faixa dos 4% a 4,5% para o PIB deste ano, e só vamos revisar esta projeção quando sair o resultado oficial do PIB do segundo trimestre, no dia 2 de setembro. Mas acredito que fique mesmo nesta faixa”.

Para 2012, mesmo com todas as incertezas da economia mundial, Nelson Barbosa disse que a expectativa do governo é crescimento entre 4% a 5%. “Para o ano que vem há muitas incertezas na economia mundial, mas a gente trabalha com um crescimento também entre 4% e 5%, como está projetado no Orçamento e na LDO [Lei de Diretrizes Orçamentárias]”.

O secretário também declarou que o governo já trabalha com a hipóteses de desaceleração da economia nacional no terceiro trimestre, mas não com a mesma expectativa do mercado . “O primeiro trimestre foi bem acelerado (1,2%), então é normal que depois de um trimestre forte você tenha uma desaceleração. Mas a gente não acha que a economia desacelere tanto como o mercado está prevendo neste momento”.

As declarações do secretário executivo do Ministério da Fazenda foram dadas na sede do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), onde participou de seminário promovido pelo banco em parceria com o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea).

 

Edição: Aécio Amado