Papa entrega Cruz dos Jovens para peregrinos brasileiros

21/08/2011 - 13h23

Da Agência Lusa

Brasília – O papa Bento XVI  entregou hoje (21), simbolicamente, a um grupo de peregrinos brasileiros a Cruz dos Jovens, símbolo da Jornada Mundial da Juventude (JMJ) cuja próxima edição, conforme anunciou em Madrid, será no Rio de Janeiro em 2013. A cruz foi entregue ao fim da Missa do Envio, a eucaristia que marca a reta final da edição 2011 da JMJ, que trouxe à capital espanhola 1,5 milhão de jovens peregrinos de todo o mundo.

“Cabe-me anunciar que a sede da próxima JMJ em 2013 será o Rio de Janeiro”, disse o pontífice, sob aplausos dos peregrinos presentes, antes de se despedir dos jovens que estiveram nos últimos dias na capital espanhola. Na mensagem final, Bento XVI pediu aos peregrinos que transmitam aos amigos “um audaz testemunho da vida cristã”. E pediu: “Dai-lhes o meu afeto”.

A Cruz dos Jovens, uma cruz de madeira de 3,8 metros, é o elemento central do evento desde a primeira jornada, em 1984, quando o papa João Paulo II ordenou aos jovens que a transportassem pelo mundo como "símbolo do amor de Jesus à humanidade". Hoje, foi passada por um grupo de jovens espanhóis a um grupo de jovens brasileiros, diante do olhar de Bento XVI e de responsáveis pelas igrejas espanhola e brasileira.