FAB reinicia buscas ao helicóptero que desapareceu na Bacia de Campos

20/08/2011 - 11h55

Nielmar de Oliveira
Repórter da Agência Brasil

Rio de Janeiro - A Força Aérea Brasileira (FAB) reiniciou, por volta das 6h da manhã, as buscas ao helicóptero prefixo PR-SEK, da empresa Senior Táxi Aéreo, que desapareceu no final da tarde de sexta-feira (19).

A aeronave, modelo Agusta AW-139, prestava serviços à Petrobras e decolou de uma das plataformas da Bacia de Campos, no litoral norte fluminense, pouco depois das 17h, em direção a Macaé (RJ). O piloto ainda chegou a fazer contato com o Aeroporto de Macaé, solicitando autorização para um pouso de emergência, mas desapareceu logo em seguida com quatro pessoas a bordo: dois tripulantes e dois passageiros.

Segundo nota da Petrobras, a aeronave decolou da plataforma P-65 transportando o auxiliar técnico de Planejamento da empresa Engevix Ricardo Leal de Oliveira e o técnico de Inspeção da empresa Brasiset João Carlos Pereira da Silva; além do piloto Rommel Oliveira Garcia e do copiloto, cujo nome não foi divulgado a pedido da família.

Tão logo ficou constatado o desaparecimento da aeronave, a Petrobras acionou o Plano de Emergência da Bacia de Campos, que deu prosseguimento às buscas mesmo durante a noite, com apoio de duas aeronaves equipadas para fazer voos noturnos e 16 embarcações. Além da Petrobras e da Aeronáutica, também a Marinha participa das buscas.

A nota da Petrobras informou que o helicóptero foi obrigado a fazer um pouso forçado no Oceano Atlântico, a aproximadamente 100 km do litoral fluminense, onde se concentram as buscas.

Duas aeronaves da Força Aérea Brasileira (FAB), um avião P-95 Bandeirante Patrulha e um helicóptero H-34 Super Puma, participam das operações de busca.

Edição: Vinicius Doria