PF desarticula milícia que vendia terra e saibro para obra pública no Rio

19/08/2011 - 23h00

Vladimir Platonow
Repórter da Agência Brasil

Rio de Janeiro – Uma milícia que agia em Santa Cruz, na zona oeste do Rio, explorava irregularmente uma área de 100 hectares e vendia terra e brita para obras públicas, como o Arco Rodoviário. O esquema foi desmontado hoje (19) pela Polícia Federal. A operação resultou na detenção de 40 pessoas e na apreensão de 30 caminhões, três retroescavadeiras e três automóveis.

O responsável pelo esquema conseguiu escapar momentos antes da chegada dos policiais,mas já foi identificado, segundo o chefe da Delegacia de Meio Ambiente e Patrimônio Histórico da PF, delegado Fábio Scliar. Ainda segundo a a policia, um oficial da Polícia Militar está envolvido no crime.

O delegado disse que o antigo concessionário da lavra foi ameaçado pelos milicianos, que passaram a administrar o negócio.

“Esse caso mostra o mal que a milícia faz à sociedade. É a primeira vez que vejo o roubo de uma concessão. Uma das pessoas da milícia simplesmente tomou [a terra], no peito e na raça, e expulsou o antigo concessionário”, assinalou o delegado.

A maioria dos presos é motorista de caminhão. Segundo a PF, eles devem ser liberados depois ouvidos. De acordo com Scliar, 13 pessoas são suspeitas de envolvimento direto com o esquema criminoso.

Edição: João Carlos Rodrigues