Bolsas de valores fecham em alta no Brasil e no exterior

15/08/2011 - 19h43

Wellton Máximo
Repórter da Agência Brasil

Brasília – Dez dias depois do rebaixamento da classificação da dívida norte-americana, as bolsas de valores fecharam em alta no Brasil e no exterior. O índice Bovespa, da Bolsa de Valores de São Paulo, encerrou a segunda-feira (15) com alta de 2,2%. Em uma semana, a bolsa paulista subiu 11,83%.

Nos Estados Unidos, o dia também foi de otimismo. O índice Dow Jones, da Bolsa de Nova York, e que registra as ações das 30 principais empresas da indústria norte-americana, teve alta de 1,9%. O índice Nasdaq – das empresas de tecnologia – subiu 1,88%, e o S&P 500, que acompanha o valor dos papéis de 500 empresas, registrou elevação de 2,18%.

As bolsas europeias também fecharam o dia no azul, mas as altas foram moderadas. O índice FTSE 100, de Londres, subiu 0,57%. Em Paris, o CAC 40, encerrou com alta de 0,78%. Na Bolsa de Frankfurt, o índice DAX teve aumento de 0,41%.

Até nos países apontados pelo mercado financeiros como as próximas vítimas da crise, a segunda-feira foi de alta. Na Espanha, o Ibex 35, da Bolsa de Madri, subiu 0,71%. A maior alta no continente ocorreu na Itália, onde o MIB, da Bolsa de Milão, registrou elevação de 4%.

Na semana passada, as autoridades europeias restringiram a negociação de ações no curto prazo para frear a especulação financeira. Desde então, as bolsas do continente interromperam a queda e passaram a registrar altas.

Edição: João Carlos Rodrigues