Tanques do Exército avançam sobre manifestantes na Síria e provocam duas mortes

13/08/2011 - 15h55

Da Agência Lusa


Brasília - Dois civis foram mortos hoje (13) atingidos por disparos das forças de segurança da Síria, na cidade de Lattaquié, no Noroeste do país. No local, havia tanques do Exército que foram usados na repressão dos protestos, segundo a organização não governamental Observatório Sírio dos Direitos Humanos (OSDH). De acordo com a entidade, cerca de 1.8 mil civis foram mortos desde o início do movimento de contestação, em março.
 
A entidade informou ainda que 15 pessoas ficaram feridas em decorrência das ações policiais, em outro bairro de Lattaquié. As comunicações telefônicas e a internet estão cortadas, de acordo com a organização. Na cidade de Slaibé um grupo de 70 pessoas foi preso após embates com as forças de segurança.

O observatório informou ainda que há denúncias envolvendo agentes de segurança e milícias que bateram em mulheres que tentaram evitar as prisões dos filhos.

Ontem (12), sexta-feira, dia sagrado para os muçulmanos, milhares de pessoas saíram às ruas em várias cidades da Síria para pedir a morte do presidente sírio, Bashar Al Assad. Algumas das manifestações levaram à morte 14 pessoas.