Rio de Janeiro quer popularizar ações de preservação do patrimônio histórico

13/08/2011 - 12h58

Alana Gandra
Repórter da Agência Brasil

Rio de Janeiro - Com o objetivo de popularizar e ampliar as discussões e as ações ligadas à preservação do patrimônio histórico no estado do Rio de Janeiro, começou hoje (13) a 1ª Semana Fluminense do Patrimônio. Para isso, várias entidades federais, estaduais e municipais decidiram unir esforços, informou à Agência Brasil o superintendente regional do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), Carlos Fernando Andrade.

O evento se estenderá até o próximo dia 21, envolvendo ações que serão realizadas na capital do estado e em dez municípios das Baixadas Litorâneas e do sul fluminense. As atividades incluem visitas guiadas, concursos temáticos sobre o patrimônio, exibição de filmes, encontros folclóricos, seminários, festivais, palestras, entre outras.

O ponto alto da 1ª Semana Fluminense do Patrimônio ocorrerá na quarta-feira (17), Dia Nacional do Patrimônio Cultural: um seminário no Museu Nacional terá a participação de todas as entidades envolvidas no debate.

O superintendente do Iphan destacou a necessidade de se aumentar a participação da população nas ações de preservação do patrimônio brasileiro. “Por mais que nós nos esforcemos como órgãos públicos, se você não tem um amplo apoio e participação comunitária, na verdade, nós vamos conseguir muito pouco.”

Para ele, ações de educação patrimonial são essenciais nesse processo de sensibilização e conscientização do povo, para a preservação e a valorização do patrimônio.

Andrade destacou que o patrimônio não pode ser mais entendido apenas como a preservação de construções. “Hoje, nós temos um tripé importante que é a ação dos bens imóveis, mas, também, a questão da arqueologia, que já tem uma lei própria, que acabou de fazer 50 anos, e o patrimônio imaterial, que necessita de mais atenção”.

Segundo o superintendente, também é importante também levar essa preocupação para o interior do estado. A partir desse evento – que é realizado pela primeira vez de forma integrada entre os órgãos de preservação do patrimônio, abrangendo também as prefeituras –, Andrade acredita que a Semana do Patrimônio poderá ganhar mais adesões e resultar na formulação de políticas públicas e ações comuns a todos.

Dentro da programação, a Fundação Casa de Rui Barbosa e a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) promoverão, a partir do dia 18, o 1º Simpósio Fluminense do Patrimônio Cultural-Científico, com o tema Planos Integrados de Preservação: Sítios, Edifícios Históricos e Coleções. O evento é gratuito e ocorrerá no auditório da Fundação Casa de Rui Barbosa. As fichas de inscrição podem ser enviadas até o dia 15 para o e-mail sfpcc2011@fiocruz.br.


Ainda na capital, está programado o 5º Festival do Folclore Brasileiro, que será realizado no Centro Cultural Banco do Brasil, a partir do dia 17, englobando apresentações de dança, música, oficinas, entre outras atividades.

No município de Rio Bonito, foi iniciada hoje (13) a campanha de divulgação sobre os bens culturais da Região dos Lagos, por meio de distribuição de material promocional na praça do pedágio da Via Lagos. No dia 17, está programada a solenidade de entrega da primeira fase da obra de restauração da antiga estação ferroviária de São Pedro da Aldeia. No mesmo município, será feito o 1º Encontro Regional da Associação Brasileira de Pesquisadores Negros (ABPN) na Região dos Lagos, para debater a história, a cultura negra e políticas públicas.

Fazem parte ainda da programação no interior do estado a visita guiada pelo Museu Arqueológico de Araruama, para grupos e escolas; oficinas de elaboração de projetos para leis de incentivo, em Cabo Frio; o passeio guiado de barco pelo Rio São João, em Casimiro de Abreu; a apresentação do patrimônio imaterial de Quissamã, com o Grupo de Jongo, Fado e Boi Malhadinho; o debate sobre o tema Tradição e Manifestações Artísticas Contemporâneas, em Paraíba do Sul; o 29º Festival da Cachaça Cultura e Sabores, em Paraty; entre outras atividades.

Edição: Juliana Andrade