Dilma conversa hoje com presidente da Colômbia e ex-presidenta do Chile

12/08/2011 - 16h28

Renata Giraldi
Repórter da Agência Brasil

Brasília – A presidenta Dilma Rousseff conversa ainda hoje (12), por telefone, com o presidente da Colômbia, Juan Manuel Santos, e a ex-presidenta do Chile Michelle Bachelet, que atualmente chefia a Agência para Mulheres das Nações Unidas. Bachelet quer que Dilma participe em setembro, em Nova York, de reuniões relativas às discussões que ocorrem na agência no âmbito da Organização das Nações Unidas (ONU).

As informações são do assessor para Assuntos Internacionais da Presidência da República, Marco Aurélio Garcia. Segundo ele, Dilma deve aceitar o convite para participar das reuniões da agência comandada por Bachelet. A agência se equipara, em funções, ao Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef).

Na prática, a  Agência para Mulheres das Nações Unidas reúne o Fundo da ONU para o Desenvolvimento da Mulher (Unifem), a Divisão da ONU para o Avanço da Mulher, o Instituto Internacional de Pesquisas e Capacitação para a Promoção da Mulher e o Escritório do Assessor Especial para Assuntos de Gênero.

Com o presidente da Colômbia, Dilma deve conversar sobre o aumento dos investimentos bilaterais. Empresários brasileiros mostram interesse em investir mais na Colômbia e o tema deve ocupar a maior parte do diálogo entre a presidenta e Santos. As negociações ocorrem no momento que as nações sul-americanas buscam o fortalecimento político e econômico da região na tentativa de combater os impactos da crise financeira internacional.

Edição: Nádia Franco