Secretário de Segurança do Rio admite erro na operação do sequestro de ônibus

10/08/2011 - 21h38

Vladimir Platonow
Repórter da Agência Brasil

Rio de Janeiro – O secretário de Segurança do Estado do Rio de Janeiro, José Mariano Beltrame, admitiu, em nota divulgada no início da noite de hoje (10), que houve erro em parte da operação policial montada ontem (9), durante o sequestro de um ônibus por assaltantes. Por causa dos disparos de armas de fogo, cinco pessoas ficaram feridas, incluindo um dos criminosos.

"Foi uma operação complexa, houve erro na forma com que a polícia tentou parar o ônibus, porém, em um segundo momento, os policiais militares conseguiram evitar o que poderia de pior acontecer. O cerco com as viaturas e a bem-sucedida negociação com os assaltantes foram fundamentais para o desfecho que culminou na rendição deles e a libertação dos reféns", diz a nota.

Os peritos do Instituto de Criminalística Carlos Éboli divulgaram laudo preliminar apontando que o ônibus foi atingido por pelo menos 14 disparos, procedentes do exterior para o interior do veículo. Os policiais atiraram contra os pneus do ônibus, com objetivo de impedir que os assaltantes fugissem.

A empresa de ônibus Autoviação Jurema informou que o assalto foi gravado por câmera interna de segurança, mas a imagem está prejudicada por danos ao equipamento. A perícia vai determinar se isso teria sido provocado propositalmente pelos criminosos.
 

 

Edição: Rivadavia Severo