Itália anuncia que adotará medidas de austeridade para garantir equilíbrio fiscal

10/08/2011 - 15h36

Da Agência Lusa

Brasília – O primeiro-ministro da Itália, Silvio Berlusconi, anunciou hoje (10) que serão adotadas medidas de austeridade para garantir o equilíbrio fiscal neste e no próximo ano. No próximo dia 18, o Conselho de Ministros reúne-se para detalhar a decisão. O objetivo é economizar mais 20 bilhões de euros, além dos 48 milhões de euros que fazem parte de um plano de austeridade que terá a duração de três anos.

Informações não confirmadas oficialmente indicam que o governo estuda a possibilidade de preparar medidas que visam ao combate da evasão fiscal, a criação de um imposto sobre as grandes fortunas e o aumento do imposto para proprietários de mais de um imóvel.

Com dificuldades internas econômicas, a Itália recorreu à União Europeia (UE) e ao Banco Central Europeu (BCE). Ambos impuseram como condições de apoio a implementação de medidas de austeridade. A Itália está ainda submetida a uma forte pressão dos mercados devido à dívida (de 120% do Produto Interno Bruto) e ao fraco crescimento econômico dos últimos dez anos.

Berlusconi já anunciou a antecipação, em um ano, da reforma da Previdência Social, como o pagamento de benefícios que se destinam às pensões por invalidez e licença-maternidade, entre outros.