Diretoria da Conab passará por mudanças, anuncia ministro da Agricultura

10/08/2011 - 17h21

Danilo Macedo
Repórter da Agência Brasil


Brasília – A diretoria da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) vai passar por mudanças, disse hoje (10) o ministro da Agricultura, Wagner Rossi, durante audiência pública no Senado para falar sobre denúncias de irregularidades em sua pasta. Segundo ele, a presidenta Dilma Rousseff determinou que fossem feitas as alterações necessárias na Conab, vinculada ao ministério. De acordo com reportagem publicada recentemente pela revista Veja, a estatal é um foco de corrupção.

“Em função de tudo que eu havia relatado a ela, a presidenta falou que queria que eu tomasse atitudes fortes, independentemente de qualquer tipo de limitação, conversando e respeitando, é claro, com as forças políticas, mas focando na competência daqueles que pudessem desempenhar essas atribuições”, disse Rossi.
De acordo com o ministro, há “dificuldade de se estabelecer uma unidade na diretoria colegiada [na Conab]”.

Por isso, acrescentou, haverá mudança na diretoria. “Certamente, vamos procurar com que as pessoas que lá estão sejam não só preparadas e vocacionadas, mas também empenhadas no melhor destino para a companhia.”

Rossi adiantou que a estrutura jurídica da Conab mudará totalmente. “O Jurídico da Conab tem que ser refeito para ter responsabilidade nos contenciosos da empresa, que hoje, infelizmente, são tratados por escritórios terceirizados. Isso tem levado a perdas em negociações, muitas vezes de modo irresponsável”. O ministro anunciou a realização de concurso público para a contratação de advogados de carreira.

Edição: João Carlos Rodrigues