Polícia confirma primeira morte em Londres e Cameron promete punir responsáveis por protestos

09/08/2011 - 11h37

Renata Giraldi*
Repórter da Agência Brasil

Brasília – Após três noites sucessivas de protestos em Londres e nas principais cidades da Grã-Bretanha, a polícia britânica confirmou hoje (9) a primeira morte. Um manifestante, de 26 anos, foi baleado em um automóvel durante os tumultos registrados ontem na capital. Segundo policiais, o homem não resistiu aos ferimentos e morreu.

Em pronunciamento dirigido à sociedade da Grã-Bretanha, o primeiro-ministro, David Cameron, condenou hoje os distúrbios que atingiram Londres e várias cidades britânica. Segundo ele, os responsáveis pelos ataques "vão sentir a força da lei".

"Se vocês têm idade suficiente para cometer esses crimes, têm idade suficiente para enfrentar as punições", disse Cameron, que interrompeu as férias na Itália para cuidar pessoalmente da crise que atingiu a capital e várias cidades britânicas. Ele pediu ao Parlamento que faça o mesmo e convocou para quinta-feira (11) uma reunião extraordinária.

Cameron anunciou uma série de medidas para lidar com a crise, entre elas a suspensão de férias e folgas de policiais, o aumento do número de oficiais nas ruas de 6 mil para 16 mil e a reconvocação do Parlamento. Cameron prometeu fazer o que for necessário para restabelecer a ordem nas ruas do país.

"Vocês não estão apenas destruindo as vidas dos outros, vocês não estão apenas destruindo suas comunidades, vocês estão potencialmente destruindo também suas próprias vidas", disse Cameron.

*Com informações da agência pública de notícias de Portugal, Lusa, e a BBC Brasil.

Edição: Talita Cavalcante