Marco Maia diz que governo está preocupado com aumento de gastos

09/08/2011 - 21h58

Iolando Lourenço
Repórter da Agência Brasil

Brasília - O presidente da Câmara, deputado Marco Maia (PT-RS), disse hoje (9), durante debate sobre a crise internacional, que recebeu o recado dado pelos ministros de que há uma preocupação do governo com o aumento de gastos em função da crise internacional. Maia elogiou o debate na Câmara com os ministros da Fazenda, Guido Mantega, e da Ciência e Tecnologia, Aloizio Mercadante; e com o ex-ministro Mailson da Nóbrega.

“Esse tipo de debate serve para que os deputados possam compreender melhor o que está acontecendo no país. Fiquei contente que os líderes do PSDB, Duarte Nogueira, e do DEM, Antônio Carlos Magalhães Neto, estejam prontos para fazer o bom debate, mas para também votar as medidas necessárias para que o Brasil possa superar os entraves colocados pela crise internacional”.

O presidente da Câmara disse ainda que hoje, durante reunião com governadores do Norte, Nordeste e Centro-Oeste, ouviu a preocupação de todos os governadores com a possível votação de matérias que têm impactos nas finanças dos estados.

De acordo com Marco Maia, os governadores disseram que não há condições, neste momento dos estados absorverem algumas propostas em debate na Câmara. Maia citou, entre elas, a proposta de emenda à Constituição, que cria o piso salarial nacional para policiais e bombeiros e a regulamentação da Emenda 29, que repassa mais recursos para a saúde.

Perguntado sobre se as denúncias envolvendo vários ministérios não contribuiriam para o agravamento da crise, o presidente da Câmara declarou sua preocupação com as denúncias que podem, segundo ele, levar à paralisia de alguns ministérios, que têm investimentos importantes. “Isso tudo pode contribuir para o agravamento da crise no Brasil. Obras de infraestrutura, educação e turismo, se paralisarem, terão impactos na crise, porque serão menos empregos e menos investimentos públicos”.

 

Edição: Aécio Amado