Mais de 650 pessoas foram detidas em Londres e Birmingham, diz polícia britânica

09/08/2011 - 14h46

Renata Giraldi*
Repórter da Agência Brasil

Brasília – A Scotland Yard, a polícia britânica, anunciou hoje (9) que mais de 650 pessoas foram detidas em Londres e Birmingham, no centro da Grã-Bretanha. As prisões ocorreram durante os três dias de protestos violentos que tomaram conta da capital britânica e de várias cidades no país desde o último sábado (6).

De acordo com o último balanço da Scotland Yard, 525 pessoas foram detidas apenas em Londres. Em Birmingham, segunda maior cidade do país, houve 138 prisões. Segundo os policiais, a maioria dos presos era jovem.

Os policiais relataram que aproximadamente 800 pessoas encapuzadas atacaram o comércio nas ruas e houve saques em pelo menos 30 lojas, no centro de Birmingham. Um posto policial foi incendiado. A partir de hoje, por ordem do primeiro-ministro britânico, David Cameron, 16 mil policiais ficarão de prontidão nas ruas de Londres.

Paralelamente, foram divulgadas, pela polícia de Londres, as primeiras imagens feitas por câmeras de segurança de suspeitos de atos de violência. As imagens foram feitas em locais que sofreram saques, nas regiões de Croydon e Norwood, ambas ao sul de Londres, ontem à noite.

A polícia disse que este é o primeiro lote de muitas imagens que devem ser liberadas aos poucos, assim como as investigações para determinar os culpados. A entidade disse que conta com a ajuda da população para identificar os responsáveis pelos crimes cometidos.
 

 

*Com informações da agência pública de notícias de Portugal, a Lusa, e a BBC Brasil   //   Edição: Lílian Beraldo