Inflação na China acelera e chega a 6,5%

09/08/2011 - 10h34

Renata Giraldi*
Repórter da Agência Brasil

Brasília – A inflação na China chegou a 6,5%, em julho, atingindo o nível mais alto dos últimos 37 meses, segundo informações do Escritório Nacional de Estatísticas. Os preços dos alimentos subiram, em média, 14,8% no período de um ano – de julho de 2010 até o mês passado. As elevações nos produtos de alimentação são apontadas como responsáveis pelo aumento da inflação.

Para as autoridades chinesas, a aceleração considerada inesperada coloca o governo em uma posição difícil. Segundo os especialistas, o desafio é conter o avanço dos preços dos alimentos e assegurar o crescimento econômico em meio à crise financeira global.

O Escritório Nacional de Estatísticas da China informou que o produto que teve o maior reajuste de preço foi a carne de porco, que é a base da alimentação da população. Só o preço da carne de porco disparou 57% em julho.

Na tentativa de conter o avanço da inflação, o Banco Central da China analisa a hipótese de aumentar as taxas de juros. Segunda maior economia do mundo, atrás apenas dos Estados Unidos, a China tem mostrado sinais de arrefecimento, com o Produto Interno Bruto (PIB) desacelerando para 9,5% no segundo trimestre de 9,6%, nos primeiros três meses. O crescimento da produção também sofreu reduções.

*Com informações da agência estatal de notícias da China, Xinhua.

Edição: Talita Cavalcante