Sarney diz que Brasil está preparado para enfrentar crise norte-americana e europeia

08/08/2011 - 12h41

Marcos Chagas
Repórter da Agência Brasil

Brasília - O presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP), disse hoje (8) que o país está política e economicamente preparado como em 2009 para enfrentar um possível agravamento da crise financeira europeia e nos Estados Unidos. Ele acrescentou que o país, nessa eventualidade, sofrerá algum tipo de consequência em sua economia.

Sarney destacou que os norte-americanos não mediram as consequências de uma briga política entre republicanos e democratas já com vistas às eleições presidenciais de 2012. “Foi uma crise artificial que realmente deu numa consequência grande. Eles deveriam ter avaliado essa consequência porque a Europa está realmente com problemas sérios em alguns países de liquidez.”

Ao fugir da rotina dos últimos 50 anos, quando o Congresso estabeleceu por 77 vezes tetos para sua dívida e agora deixou essa medida para o último momento, o que causou o temor na entre os credores internacionais de um possível calote dos Estados Unidos. “É um exemplo que deram nada construtivo e estão pagando caro por isso”, disse José Sarney.

Edição: Talita Cavalcante