Gilberto Carvalho diz que meios de comunicação têm papel fundamental na construção da democracia

08/08/2011 - 19h26

Elaine Patricia Cruz
Repórter da Agência Brasil

São Paulo – O ministro-chefe da Secretaria-Geral da Presidência da República, Gilberto Carvalho, disse hoje (8) que os meios de comunicação têm papel fundamental na construção de democracia brasileira. “Penso que os meios de comunicação têm uma imensa tarefa no Brasil para formação da nossa democracia e elevação da nossa consciência”, ressaltou o ministro. Segundo ele, o país precisa desse processo, tarefa que o governo e as escolas, sozinhos, não conseguem fazer.

“Os meios de comunicação no Brasil exercem, efetivamente, um papel de qualificação para a democracia de nossa gente, já que eles atingem as massas?”, perguntou o ministro. A declaração foi dada durante uma palestra em São Paulo no evento Protagonistas de uma Nova Economia – Rumo à Rio+20.

Segundo Carvalho, o governo tenta dialogar com os meios de comunicação, mas é uma tarefa difícil, porque a sociedade pode entender isso como intervenção. “Tire o governo disso. Não é papel do governo fazer esse diálogo por causa do risco da tentação autoritária que o governo pode ter”. Por isso, acrescentou ele, torna-se fundamental o papel da sociedade. “Por que uma grande rede de televisão, que tem uma concessão pública, não pode formar um conselho, fora do governo, trabalhando a programação e submetendo-a à sociedade?”.

O ministro também falou sobre a necessidade de que a ética seja revista no país. “Lembro que vivemos no Brasil uma necessidade de uma profunda revisão da ética na política, nos negócios, nas empresas, na sociedade. A ética deve estar vinculada a um projeto político, a um projeto de uma sociedade de fato igualitária, justa e participativa. E é dentro dessa perspectiva que nos dispomos a abrir o diálogo e a nos engajar”.

 

 

Edição: Rivadavia Severo