Exames mostram evolução no tratamento contra o câncer, diz Chávez

08/08/2011 - 11h39

Renata Giraldi*
Repórter da Agência Brasil

Brasília - O presidente da Venezuela, Hugo Chávez, disse hoje (8) que seus últimos exames médicos, feitos no fim de semana em Cuba, mostraram que está bem e que o tratamento de combate ao câncer surte resultados positivos. Chávez concedeu entrevista, por telefone, à emissora estatal de televisão Venezolana Televisión.

"Ontem [domingo] eu me saí bem nos exames de sangue, que verificam os funcionamentos dos órgãos, como rins, coração e fígado”, disse Chávez, na entrevista por telefone. “[Também fiz exames de] ecocardiograma e eletrocardiograma. Tudo correu bem e eu aqui estou ", acrescentou ele.

Hoje Chávez completa 40 anos de carreira militar e enviou saudações aos militares. "Estou construindo meu novo centro de gravidade, mas não aqui [em Cuba]. Mas aí com vocês, em Miraflores [sede do governo federal], nas ruas de Caracas [capital venezuelana] e tentando refazer este que havia por muito tempo desprezado. Agora estou aprendendo a cuidar dele [do próprio corpo].”

Sábado (6), Chávez chegou a Havana para a segunda etapa da sessão de quimioterapia. Há cerca de um mês, o presidente foi diagnosticado com um câncer. Inicialmente, ele foi submetido a uma cirurgia para a retirada de um tumor na região pélvica. Não há detalhes sobre o tratamento nem a respeito da doença.

"E aqui estou eu, renascendo e começando um novo retorno para uma escalada. Aqui estou eu, Hugo Chávez, um cadete novamente ", disse o presidente indicando estar de bom humor e disposto a manter-se à frente do governo da Venezuela. Ele continua com o cabelo raspado.

*Com informações da agência pública de notícias da Venezuela, AVN.

Edição: Talita Cavalcante