Estudo da OCDE indica desaceleração de economias mais ricas

08/08/2011 - 14h22

Renata Giraldi*
Repórter da Agência Brasil

Brasília - A Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Econômico (OCDE) divulgou hoje (8), em Paris, um estudo mostrando que o Brasil e alguns países de economia mais rica apresentam sinais de desaceleração. Nações em desenvolvimento indicam tendência a abrandar suas atividades.

Pelos gráficos, os países que indicam tendência mais grave de desaceleração são Estados Unidos, Japão e Rússia. Já Canadá, França, Alemanha, Itália, Reino Unido, Brasil, China e Índia sinalizam um abrandamento das atividades econômicas.

"O índice composto dos principais indicadores da OCDE em junho reflete a desaceleração da atividade econômica nas principais [economias] mundiais", informa o comunicado, divulgado nesta manhã em Paris, na França.

De acordo com os dados, as economias em desenvolvimento apontam para um abrandamento das atividades. O Brasil aparece com 97,7 pontos em junho e uma leve queda para 96,6, em maio. Comportamento semelhante foi registrado na China e na Índia.

De acordo com o comunicado oficial, o crescimento nos Estados Unidos ficou em 103,1 pontos em junho passado, dois pontos a menos em comparação com o mês de maio, enquanto o Japão ficou em 103,6 pontos contra 103,8 pontos anteriores.

Os dados mostram também desaceleração no crescimento da Rússia que mostrou 103,2 pontos em junho, enquanto que em maio atingiu 103,6 pontos. Por sua vez o Canadá apareceu com 100,5 pontos em junho, enquanto sua pontuação em maio foi 101.

A França conseguiu manter-se em 101,2, em maio, e 100,6 pontos, em junho. Na Alemanha, em maio os dados mostram 102,9, enquanto junho registrou uma leve alta de 103,5 pontos. A Itália teve uma queda leve obtendo em junho 100,9, embora tenha registrado 100,2 pontos em maio. No Reino Unido houve estabilidade, com 101,3 pontos, em maio, e 101 em junho.

*Com dados da OCDE e da agência pública de notícias do México, Notimex.

Edição: Talita Cavalcante